Local possibilita a produção das cervejas Belgas, Inglesas e do Sul da Alemanha. ESCM também inaugurou um Laboratório de Malteação para os estudantes do setor
Depois de receber o título de Capital Nacional da Cerveja, ser sede dos principais eventos cervejeiros do Brasil e possuir o maior número de cervejarias artesanais per capita do país, a região do Vale do Itajaí volta a se destacar no cenário cervejeiro nacional. Blumenau (SC) conta com o único Laboratório de Fermentação Aberta do Brasil. O local possibilita a produção das cervejas Belgas, Inglesas e do Sul da Alemanha.
O laboratório integra a estrutura da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) e conta com dois tanques de fermentação aberta, com capacidade de 250 litrosda bebida. Inaugurado durante a edição de 2017 do Festival Brasileiro da Cerveja, o local será utilizado pelos estudantes para a produção cervejeira, porém, de uma maneira diferente dos modelos que são aplicados no dia a dia das cervejarias. “O laboratório permite ao aluno conhecer aqueles estilos que fogem da fermentação padrão em tanques cilindrocônicos”, explica o professor mestre Honorato Pradel. Para os cervejeiros experientes e os aprendizes, a proposta permite ampliar o conhecimento e também estimula a criatividade para o desenvolvimento de novas vertentes do setor.
A Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) também inaugurou em março o Laboratório de Malteação, em que serão elaborados diversos tipos de maltes, um dos ingredientes básicos para a produção cervejeira. Composto por uma Micromaltaria alemã e um classificador de grãos, entre outros equipamentos, o local permitirá que os estudantes vivenciem na prática a produção do insumo essencial para a fabricação da bebida.
Os dois laboratórios agora fazem parte da estrutura oferecida pela Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) que é semelhante a das maiores instituições do setor no mundo. Com 2 mil metros quadrados, a Escola conta ainda com salas de aula e Laboratório de Degustação, concebido como Brew Pub, uma Nano-fábrica, Laboratório de Química, Microbiologia, Laboratório de Produção Caseira ou HomeBrew, além do laboratório de informática e uma biblioteca específica do segmento.
Escola Superior de Cerveja
Rua Elsbeth Feddersen, 72, Salto Norte, Blumenau (SC).
Be the first to comment on "Único Laboratório de Fermentação Aberta no Brasil fica na Escola Superior de Cerveja e Malte"