Visitantes poderão debater sobre produção e harmonização de cerveja no festival brasileiro

Com o apoio da Escola Superior de Cerveja e Malte, evento vai oferecer oito palestras para o público em geral e segmentado

Foto_003-2015 (Workshop Produção_arquivo_2014)BLUMENAU (SC) – Nos últimos anos a cerveja deixou de ser apenas uma bebida e se tornou um hábito, um passatempo e até uma fonte de renda para muitas pessoas. Os interessados em aprender ainda mais sobre a cultura cervejeira podem participar das oito palestras que serão oferecidas pelo Festival da Brasileiro da Cerveja, com o apoio da Escola Superior de Cerveja e Malte, durante a próxima edição do festival que será realizado entre os dias 11 e 14 de março, no Parque Vila Germânica. Na programação estão apresentações que prometem agradar todos os públicos. Os visitantes poderão aprender mais sobre produção caseira, com a explanação sobre Home brew e participar da palestra sobre cervejas artesanais e harmonização, para conhecer técnicas de aprimoramento das sensações de paladar e aroma. “O festival é popular por reunir representantes do segmento em todo o Brasil, mas a cultura cervejeira está se expandindo cada vez mais e o evento merece também um espaço voltado ao público em geral, que ainda está embarcando no mundo das cervejas artesanais”, explica Carlo Enrico Bressiani, diretor da Escola.

Como não poderia faltar, além das apresentações direcionadas ao público em geral, na programação também estão apresentações indicadas àqueles que já estão habituados com a rotina da produção cervejeira, mas querem aprimorar o conhecimento. Entre os temas está um debate sobre os rumos do mercado cervejeiro no Brasil e no Mundo, e uma mesa redonda sobre cervejarias ciganas. “Fizemos uma programação para atender todo o público, desde aquele que ainda está iniciando neste segmento até aqueles mais experientes”, acrescenta Breassiani.

“Contamos com uma equipe de profissionais e professores capacitados para incentivar ainda mais os temas durante as palestras”, afirma o professor. As inscrições estarão abertas de 12 a 28 de fevereiro através do http://cervejaemalte.com.br/festival/

Programação:

Quinta-feira (12/3)

19h – Gestão sensorial: Sensibilidade e experimentação com os sabores da cerveja – com Katia Jorge.

21h30min – A seleção das 100 melhores cervejas brasileiras – Maurício Beltramelli

Sexta-feira (13/3)

15h às 17h – Debate: rumos do mercado cervejeiro no Brasil e no Mundo – Carlo Bressiani (Mediador), Leonardo Ferrari (Cervejaria Antares), Marcelo Carneiro (Cervejaria Colorado) e José Felipe Pedras Carneiro (Wals Cervejas Especiais).

19h – Como aproveitar tudo que uma cerveja tem para oferecer – com Ronaldo Rossi

 21h30min – Home brewer: a cultura de produzir sua própria cerveja – com Leonardo Botto.

Sábado (14/3)

15h – Criatividade e inovação na produção de cervejas – com Leonardo Sewald.

17h30min – Mesa redonda: Cervejarias Ciganas: modelo de gestão inteligente – com Alexandre (Cervejaria Jupiter), Murilo Foltran (Dum Cervejaria) e Carlo Bressiani (Moderador).

20h – Cervejas artesanais e harmonização: uma revolução no paladar – com José Raimundo Padilha.

About the Author

Marcelo Doratiotto
Fundador do Homem Cerveja, blog e redes sociais que reúnem tudo sobre cerveja e seu universo: avaliações, eventos, lançamentos, onde beber, onde comprar, mercado da cerveja e as últimas novidades. Tudo isso de forma descontraída e nada técnica. Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil e cervejeiro caseiro.